Iniciar na Educação Infantil traz muitas novidades para bebês, crianças e suas famílias. Por um lado, é o início de uma nova etapa de descobertas de ambientes e relações. Por outro, provavelmente é a primeira vez que a criança permanecerá, por um tempo do dia, longe do olhar e cuidados mais íntimos.
Neste processo, é natural e esperado que as famílias tenham dúvidas, bem como fiquem alertas ao período inaugural à vida escolar. Sabe-se o quanto os vínculos maternos e paternos são nutridos de amor e proteção e o quanto a separação, mesmo que por algumas horas, pode causar ansiedade para todos os envolvidos.
Por isso, é essencial criar uma organização de rotina que promova experiências positivas, garantido condições para que os pais e crianças, sintam-se tranquilos e seguros.
O primeiro passo é a escolha de uma escola preparada para vivenciar este processo com a família. A instituição necessita apresentar-se como elo de acolhimento, transmitindo tranquilidade, segurança, bem como esclarecendo dúvidas e ajudando alinhar as expectativas do processo.
Outro aspecto refere-se a respeitar as singularidades. Ações como permitir que a criança traga objetos de apego, nos primeiros momentos em que frequenta a escola são bem-vindas. Objetos como bichinhos de crochê, pequenos brinquedos, naninhas e cobertores podem tranquilizar e trazem segurança para muitas das crianças.
Quando todos se unem na adaptação escolar, a criança passa a ser acolhida e apesar de diferenciar os espaços da casa e da instituição, percebe os adultos integrados em seus cuidados e educação. A união entre famílias e professores agrega à criança novas oportunidades de convivência e aprendizagens.
Por isso, o acolhimento, o diálogo e o vínculo são essenciais para que este a adaptação seja marcada pela construção de memórias afetivas felizes.